Páginas

Pesquisa

Pesquisa personalizada

sábado, 7 de janeiro de 2012

Moedas Turcas por Euros

Moedas Turcas por Euros

Estão a circulando moedas Turcas de 1 Lira que são muito parecidas com as moedas de 2 Euros.
É claro que o valor é muito diferente e fica a perder quem aceitar uma moeda de 1 Lira Turca como se fosse uma moeda de 2 Euros.
Ao cambio de hoje 1 Lira Turca = 0,62 Euros.
Por isso é melhor passar a olhar com atenção sempre que nos derem moedas de 2 Euros num troco, não acham?
Desde dia 1 de Janeiro de 2007, a Turquia tem uma nova moeda, a "nova lira turca" (Yeni Turk Lirasi), que substitui a lira antiga bastante desvalorizada e pela qual tiraram não menos de 6 zeros
Quando se olha para a nova lira, nota-se logo que se parece estranhamente com a nossa moeda de 2 euros. Se comparar estas 2 moedas, constata-se que têm exactamente a mesma aparência (uma parte de cobre central rodeado por uma parte de niquel), tendo sensivelmente o mesmo tamanho.
A face da moeda, tem como muitos euros, 1 cabeça desenhada (neste caso trata-se de Ataturk, como a dos euros mostrando o rei de Espanha, o rei da Bélgica...). A única diferença é que no lugar de 2 dos 2 euros tem 1 e é semelhante ao 1 das moedas de 1 euro. Esta lira turca é uma imitaçao juridicamente inatacável da moeda de 2 euros.
Ela vale apenas 0,4 euro (e na Europa não tem qualquer validade, ou seja não vale mesmo nada).
Apenas permite dar troco, fazendo assim lucros substanciais.
Por enquanto, estejam atentos, verifiquem bem que as vossas moedas de 2 euros, não se tratam de liras turcas, porque já começaram a circular.

Nenhum comentário: